O vice-presidente sénior de crédito da Moody’s Investors Service, Benjamin Leyre, argumentou na quarta-feira que os preços no mercado grossista energia continuarão a ser mais baixos em Portugal e Espanha do que no norte da Europa.
Num relatório, a Moody’s concluiu que os preços na Europa permanecerão a níveis historicamente elevados a médio prazo, afirmando que os preços de mercado grossista da energia em Portugal e Espanha continuarão provavelmente a ser mais baixos do que os do noroeste da Europa continental.
Os preços do gás em Portugal e Espanha são inferiores aos preços do gás natural na TTF dos Países Baixos – a principal referência para a Europa Ocidental. Além disso, estes mercados estão também menos expostos à ruptura de abastecimento de gás natural russo.
O mesmo relatório indica também que existem maiores riscos em Espanha de intervenção política nos preços do que em Portugal, onde os níveis das tarifas reguladas beneficiam de acordos competitivos a longo prazo para a compra e venda de energias renováveis, o que diminui os riscos de intervencionismo político.